CIRCUITO AFRO CARIOCA
O Circuito Afro Carioca é um projeto cultural que visa celebrar e destacar a cultura afro-brasileira na Zona Oeste do Rio de Janeiro através da realização de shows, exposições, exibições audiovisuais e outras expressões artísticas e culturais. Idealizado para acontecer em datas emblemáticas para a cultura afro-brasileira, o festival visa trazer atrações que não só sejam uma experiência gratuita de lazer e cultura, como também instiguem reflexões e contribuam para o fortalecimento da cultura local e do combate ao racismo. Inicialmente intitulado Festival Afro Carioca, o projeto se tornou Circuito a partir de 2023.
De 2022 a 2025, foram 12 edições realizadas, somando um público de aproximadamente 200.000 pessoas impactadas.
FESTIVAL DE AUDIOVISUAL SUBURBANO
O Festival de Audiovisual Suburbano (FAS) é um evento cultural que visa valorizar, incentivar e difundir a produção audiovisual em regiões suburbanas e periféricas do estado do Rio de Janeiro. O projeto propõe a realização de uma mostra competitiva de curtas-metragens produzidos em bairros e comunidades periféricas, além de sessões especiais de filmes nacionais independentes e uma programação voltada ao público infantil. Também fazem parte da programação rodas de conversa com realizadores e pesquisadores e atividades formativas como oficinas e masterclass.
O FAS surge como uma resposta à carência de espaços que acolham e deem visibilidade às narrativas e estéticas produzidas fora dos grandes centros culturais e econômicos, criando uma plataforma inclusiva de exibição, formação de público e fortalecimento da produção audiovisual periférica.
A primeira edição do festival foi realizada em 2022, com o apoio da Rio Filme. Foram 20 curtas exibidos e mais de 180 inscritos. Com sessões presenciais e exibições online o FAS teve um público de mais de 1.000 pessoas impactadas.
RIO + JOVEM
O Rio + Jovem é uma iniciativa sociocultural voltada para jovens e adolescentes, residentes na região da AP5 do município do Rio de Janeiro, com foco na valorização da cultura, do protagonismo juvenil e da economia criativa. Com o objetivo de fomentar a expressão artística, o senso crítico e a autoestima dos jovens, o projeto oferece uma programação diversificada que combina arte, diálogo e empreendedorismo cultural.
A proposta contempla a realização de oficinas criativas (como grafite, poesia, dança urbana, fanzines), rodas de conversa com temas voltados à juventude, palestras com agentes culturais e empreendedores do território, além de atividades como o Show de Talentos Rio + Jovem e uma Feira Jovem de Empreendedores, que apresentará produções autorais dos participantes e coletivos locais.
O projeto já teve 4 edições realizadas nos anos de 2017, 2018 e 2022 e é adaptável para diferentes formatos e tamanhos
RIO DE DANÇA
O Rio de Dança é um projeto cultural voltado à valorização, difusão e fortalecimento da dança como linguagem artística, educativa e social no município do Rio de Janeiro. Com uma proposta acessível, plural e descentralizada, o projeto promove a integração entre artistas, educadores, gestores culturais e a comunidade, através de uma programação que contempla apresentações, rodas de conversa e ações formativas.
A iniciativa busca contribuir para o desenvolvimento da cadeia produtiva da dança, ampliar o acesso da população a bens culturais e fortalecer a diversidade estética e territorial das manifestações em dança na cidade.